Capitães da Areia-Jorge Amado.

by - abril 11, 2018


Capitães da Areia, do escritor Jorge Amado grande romancista da literatura brasileira. É sem dúvida um dos melhores livros que li, sua escrita é envolvente e a cada página é possível ver a realidade e a situação em que cada personagem se encontra. Diante da época em que foi escrito, no regime do Estado Novo, é um livro que denuncia muitas vezes a realidade das pessoas, e como no livro das crianças da época.
O livro retrata a vida de crianças que não tinham um lar e se juntaram para enfrentar os obstáculos da vida e mais precisamente, o da pobreza. Essas crianças devidos serem sozinhas tinham que arrumar um jeito de sustentar-se e para elas era preferível viver nas ruas do que no reformatório, do qual eles vivem fugindo. Já no inicio do livro tem uma reportagem fictícia que fala sobre a visão que maioria das pessoas tem sobre essas crianças. Que usam como casa o Trapiche.
Ao decorrer do livro vai contando como algumas crianças se conheceram, o que passaram e no final, fala sobre o rumo de vida que algumas irão tomar, enfatizando apenas alguns, devido serem mais de 50 crianças que vivem no Trapiche. A cada momento é uma emoção tudo que as crianças passam, e sim retrata um brasil pobre, principalmente no Nordeste, onde se passa a história que é na Bahia.
O interessante é que diante do Estado Novo o livro foi queimado e proibido, pois era acusado de conter o credo comunista.


“Que importa morrer quando se vai em busca da amada, quando o amor nos espera?” 

É um livro que eu classifico como maravilhoso, tem 3 coisas que gosto muito, envolvimento, critica e certa realidade. Por isso é o primeiro livro que estou recomendando a vocês, queridos, obrigada por ler.

Lorrana Rezende

You May Also Like

0 comentários