Como aprender um novo idioma

by - maio 08, 2018


Saindo um pouco das resenhas, hoje quis trazer um assunto que me interessa bastante, assim como deve interessar a mais pessoas, que é aprender novos idiomas. E estou trazendo algumas dicas aqui para o blog porque acredito que tem tudo a ver com livros, séries e filmes também, é uma coisa que abre um mundo novo de conhecimento.

Faz um bom tempo que gosto de aprender e conhecer novos idiomas, e vou dar algumas dicas simples, que talvez muitos já saibam, mas é sempre bom lembrar delas, e eu faço questão de mante-las firmes, pois colaboram para a melhora no aprendizado de novos idiomas diariamente. Então vou deixar de conversa e listar as três dicas de hoje.

1- Comece (e se já começou, continue)

Sim, não é fácil começar algo novo, principalmente quando requer que nosso cérebro saia da rotina e comece a trabalhar em um modo mais ativo. Porém se não começarmos, nunca vamos sair do ponto inicial do aprendizado do novo idioma, seja ele o Inglês, Francês, Italiano, Japonês, ou qualquer outro. E dentro disso, não adianta nada começar e empacar na primeira semana. Aprender uma nova língua demanda tempo e constância, até com nosso próprio idioma ainda é assim, não sabemos tudo do Português, quem dirá de outro, não é mesmo?

 2 - Pratique

"A prática leva a perfeição", acho que muita gente já ouviu essa frase, e de certa maneira podemos usa-la nesse contexto. Praticar o idioma é muito importante no processo de aprendizado, estudos comprovam isso. E é nesse ponto que podemos incluir o uso dos nossos livros, filmes e séries favoritos também. Sabe aquela série que você está viciado, que tal sair do dublado e colocar uma legenda. Ou aquele filme que você gosta tanto de assistir, já sabe até as falas, coloca no áudio original, tira a legenda e se desafia a ver ele (mais uma vez), talvez seja uma experiência divertida. Livros também são ótimos, não precisa ser um clássico, pode ser uma HQ, ou saga favorita, e nem precisa entender tudo, palavra por palavra, entender o contexto é o que mais importa. Se você gosta de canais no YouTube procura alguns relacionados ao seu interesse, no idioma que queira aprender, constantemente você estará imerso na língua (nesse POST indiquei um canal em Inglês). Assim, diariamente você vai estar consumindo e internalizando o novo idioma, sem as dores de ter que aprender a gramática logo no começo. Assim foi para aprender o Português, uma palavra aqui, uma frase ali, e assim até os diálogos e regras gramaticais mais complexas.

3 - Não tenha vergonha

Para muitos essa parte é bem complicada. Errar não é muito fácil, às vezes desanima, e quando se tem vergonha ainda mais. Porém é necessário, perder a vergonha de errar, crianças não tem vergonha de conjugar um verbo errado, ou trocar algumas letras, com o erro aprende-se a corrigi-los. Assim também deve ser, não é porque já é mais velho que não se erra, aprender um novo idioma é aprender algo novo, que não temos o convívio completamente no nosso dia a dia. Se for para errar é bom que se faça logo, para dar continuidade e sempre aprender mais. Deixar a vergonha de lado só tem a colaborar, deixando mais leve o estudo e colaborando para que ele seja mais rápido.


Acredito que essas dicas se fazem sempre necessárias para dar uma animada, aprender um idioma é algo incrível, poder fazer as coisas que gostamos em uma nova língua nos deixa mais seguros e felizes por saber que com esforço e dedicação tudo é possível. E quem já começou, sabe que com o tempo vai querendo aprender mais e mais, conhecer novos idiomas, novas culturas, obter novos conhecimentos. Sabendo também que nunca se aprende um idioma totalmente, o aprendizado é constante e sempre, obter fluência requer tempo e nunca terminamos de aprender.

Obrigada por tudo e até mais.

Rebeca Freitas.

You May Also Like

0 comentários